Busca avançada
Ano de início
Entree

Atendimento odontologico a crianca: sentidos produzidos com alunos de odontologia.

Processo: 03/11235-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Carmen Lúcia Cardoso
Beneficiário:Raquel Lourencato Duque
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Construcionismo social   Odontopediatria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno | Atendimento Odontologico | Construcionismo Social | Odontopediatria | Psicologia Em Saude

Resumo

O ensino odontológico nasceu como especialidade médica; seu desenvolvimento conserva uma atuação profissional centrada no modelo biomédico, com ênfase na técnica e especialização. Há uma tendência na área da saúde que preconiza um modelo biopsicossocial, de atenção mais integral. Na Odontologia, a atenção a aspectos psicológicos e comportamentais ganha importância quando o paciente é uma criança, que necessita de cuidados especiais. O objetivo deste estudo é descrever os sentidos sobre o atendimento odontológico à criança produzidos com alunos de um curso de Odontologia. Adotamos o referencial do construcionismo social, que vê a realidade como construção relacional e contextualizada, localizando a produção de sentidos na relação interpessoal, através da linguagem. Serão realizadas doze entrevistas com alunos dos quatro anos da FORP-USP, procurando produzir significados para o atendimento odontopediátrico. As entrevistas serão audiogravadas, e à transcrição das mesmas serão adicionadas notas de diário de campo. Na pré-análise, sobre essas transcrições com notas do diário, será realizada uma exaustiva leitura flutuante, para fluir os sentidos sem pré-categorizações. Nesta extensa base de dados serão criados eixos temáticos e usados recortes férteis dos diálogos, dando visibilidade aos sentidos produzidos. Para a análise e a interpretação serão utilizadas estratégias de visualização dos conteúdos conforme descritas na literatura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)