Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do diabetes mellitus na farmacocinetica estereosseliva da lercanidipina em pacientes hipertensos: emprego da tecnica lc-ms/ms.

Processo: 01/14585-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Clínica
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Lanchote
Beneficiário:Valquíria Aparecida Polisel Jabor
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Enantiômeros   Farmacocinética   Lercanidipina   Midazolam
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes | Enantiomeros | Farmacocinetica | Lc-Ms/Ms | Lercanidipina | Midazolam

Resumo

O estudo visa investigar o fenômeno da enantiosseletividade na disposição cinética da LERCANIDIPINA em pacientes hipertensos portadores ou não de Diabetes mellitus tipo 2 e em tratamento com a lercanidipina sob a forma racêmica em regime de dose múltipla. Por se tratar de um fármaco altamente lipofílico, é bastante distribuído para os tecidos lipídicos fora do plasma, resultando em concentrações plasmáticas extremamente baixas (0,4 - 4,0 ng mL-1) e implicando na necessidade do desenvolvimento de métodos analíticos sensíveis e seletivos, capazes de quantificar os enantiômeros isolados em fluidos biológicos. Esse perfil farmacológico da lercanidipina, faz da técnica LC-MS/MS ideal para o estudo desse fármaco, para o qual consta na literatura somente um método analítico empregando a lercanidipina radiomarcada (C14). O estudo abrange ainda a investigação da atividade "in vivo" do CYP3A utilizando o midazolam como fármaco marcador, assim como a correlação farmacodinâmica da lercanidipina, aferida por monitorização ambulatorial da pressão arterial e freqüência cardíaca (MAPA), com os parâmetros farmacocinéticos determinados. Serão ainda determinadas, como parâmetros farmacodinâmicos, a concentração de noradrenalina e a atividade da renina no plasma. Serão investigados 16-20 pacientes portadores de hipertensão arterial sistêmica leve a moderada, portadores (Grupo diabético) ou não (Grupo controle) de Diabetes mellitus tipo 2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)