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Aplicacao do metodo de elementos de contorno em simulacao de escoamento em grades de compressores axiais.

Processo: 02/00345-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2002
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Joao Roberto Barbosa
Beneficiário:Ramiro Gustavo Ramirez Camacho
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Equações de Navier-Stokes   Singularidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compressores Axiais | Equacoes De Navier-Stokes | Grades De Turbomaquinas | Singularidades | Solucao Fundamental

Resumo

Relata-se o empenho do CTA na manutenção de uma equipe altamente especializada em turbinas a gás, cuja formação data da década de 70. Apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo de 30 anos. Em particular, a contribuição de um trabalho de doutoramento de uma professora da UNESP/Guaratinguetá, com auxílio da FAPESP, introduzindo, o Método de Elementos de Contorno (MEC) no cálculo de escoamentos, com vistas a aplicação em compressores axiais. Procura-se continuar com o desenvolvimento do MEC com a realização de um programa de pós-doutoramento por um recém-doutor com experiência em aplicação do Método dos Painéis, muito parecido com o MEC, em cálculos de escoamentos em turbo máquinas, aprofundando o trabalho desenvolvido no ITA. Propõe-se um trabalho no sentido de complementar o já desenvolvido, especificamente com a substituição do método de cálculo das derivadas utilizando a formulação integral, incorporando termos não lineares à solução fundamental, estudando a influência da ordem dos elementos de contorno e da malha adotada. Os cálculos serão realizados por um programa escrito em FORTRAN, cuja estruturação será alterada para torná-lo completamente modular e para poder servir como uma plataforma confiável, a partir da qual novos desenvolvimentos serão possíveis. A metodologia será aplicada para o cálculo do escoamento em grades representativas dos compressores axiais. (AU)

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