Busca avançada
Ano de início
Entree

A elaboracao atraves do contar historias.

Processo: 00/07246-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Alessandra Fernandes Carreira
Beneficiário:Juliana Augusta Soares
Instituição Sede: Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Interpretação   Inconsciente (psicologia)   Repetição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elaboracao | Inconsciente | Interpretacao | Narrativas De Ficcao | Repeticao

Resumo

O que de particular uma criança consegue articular quando conta sua história? Quais são os ganhos que esta obtém ao fazê-lo? Através dessas indagações iniciais, pretendemos desenvolver este projeto de pesquisa em nível de Iniciação Científica, visando, mais especificamente, apreender a elaboração feita particularmente por cada criança pesquisada quando conta sua história. Para tanto, será formado um grupo, para ouvir e contar histórias, com 4 crianças (2 meninas e 2 meninos) de uma pré-escola municipal, pertencentes a uma faixa etária de 5-6 anos de idade, sendo que as narrativas serão produzidas de forma espontânea e em interação com a pesquisadora. O foco de atenção será voltado para as narrativas de ficção produzidas pelas crianças, dentre as quais os contos de fadas aparecem comumente como os eleitos por estas, e para a elaboração de conteúdos inconscientes que estas narrativas propiciam. Utilizaremos como fundamentação teórica e metodológica a psicanálise de orientação lacaniana e a psicolinguística, especialmente a teoria sócia interacionista de aquisição da linguagem, o que nos permitirá tomar as histórias contadas pelas próprias crianças como verdadeiros auto-retratos, como metáforas de suas histórias pessoais. Através da análise e interpretação das narrativas produzidas, baseadas nos referenciais teóricos já citados, será feito um "recorte" que selecionará as narrativas que irão ilustrar o processo de elaboração através do contar histórias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)