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Análise dos defeitos internos em peças produzidas por laminação cruzada transversal

Processo: 09/02506-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Sergio Tonini Button
Beneficiário:Vinicius Emanoel Ares
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Laminação   Aço   Metalurgia física   Conformação mecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aços | Laminação | Metalurgia física | Conformação Mecânica

Resumo

O processo de laminação cruzada transversal, mais conhecido em inglês por cross wedge rolling (CWR) consiste na conformação plástica de produtos por meio de ferramentas em forma de cunhas fixadas em placas planas, côncavas ou convexas ou ainda em rolos de equipamentos de laminação. As peças obtidas por este processo são, normalmente, de formato cilíndrico como eixos escalonados e pinos destinados à indústria automobilística. Apesar das vantagens desse processo associadas à elevada produtividade e minimização das perdas de matéria-prima, o surgimento do defeito interno denominado Mannesmann exige uma inspeção cuidadosa das peças produzidas. Esse defeito tem sua origem no centro das peças laminadas e suas causas ainda não estão totalmente identificadas. Baseando-se no método de elementos finitos, simulações numéricas em três dimensões do processo CWR serão estudadas utilizando-se dois programas de simulação comerciais: MSC Superform e Deform 3D para analisar-se a influência de variáveis geométricas e de processo no aparecimento desse que é considerado o principal defeito do processo. Ensaios experimentais em equipamento existente no Laboratório de Conformação Mecânica da Faculdade de Engenharia Mecânica também serão realizados abrangendo as mesmas variáveis citadas para a simulação. Os dados obtidos nestes ensaios serão confrontados com os das simulações para se determinar as possíveis causas do defeito e se possível, indicar as condições ideais de processo para evitá-lo.

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