Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do herpesvírus bovino tipo 5 no sêmen congelado de bovino sobre os parâmetros espermáticos e desenvolvimento embrionário in vitro.

Processo: 09/17974-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Cardoso da Silva
Beneficiário:Mariah Castelani Aires de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Virologia   Embrião   Apoptose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apoptose | BoHV-5 | embriões | Virologia

Resumo

Devido à utilização das biotécnicas de reprodução assistida comumente aplicadas no melhoramento genético de bovinos, tornou-se indispensável o uso de sêmen congelado. Porém, umas das grandes preocupações no seu emprego é a presença de patógenos. O BoHV-5 foi detectada em amostras de sêmen bovino, mas nenhum relato tem sido encontrado com relação a sua associação com problemas reprodutivos. Desta forma, este estudo foi delineado com objetivo de buscar informações a respeito do sêmen congelado infectado com BoHV-5, quanto à susceptibilidade dos espermatozóides ao vírus e, conseqüentemente, sua influência na produção de embriões in vitro. Amostras de sêmen de bovino serão divididas em dois grupos: I (controle) e II (infectado - 100µL de suspensão viral para cada 1mL de ejaculado) e destinadas a criopreservação. Será realizada a detecção viral através da técnica de ISH e os grupos serão comparados quanto a apoptose (teste de TUNEL, caspase 2, caspase 3, anexin V e bcl-2) nos espermatozóides, análise computadorizada do movimento espermático (CASA), avaliação da integridade de membrana plasmática e acrossomal e função mitocondrial. Os grupos serão comparados na FIV, quanto à produção e qualidade dos embriões, e detecção viral. A análise estatística será através da ANOVA e test-t de Bonferroni para os dados de FIV, teste "T de Student" para as análises espermáticas, qui-quadrado para detecção viral e o grau de apoptose, diferenças serão consideradas significativas quando p<0,05.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)