Busca avançada
Ano de início
Entree

Deteccao direta do virus da doenca de gumboro (estirpe lukert) adaptada em cultivos celulares continuos em diferentes periodos pos-infeccao atraves da tecnica de imunoperoxidase.

Processo: 98/13718-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 1999
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Tereza Cristina Cardoso da Silva
Beneficiário:Maria Cecilia Bacil Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas imunoenzimáticas   Doença de Gumboro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca De Gumboro | Imunoperoxidase | Vdib

Resumo

O vírus da doença infecciosa da Bursa de Fabrícius (VDIB) é o agente etiológico de uma enfermidade aguda, altamente contagiosa e imunossupressiva, que acomete aves jovens o meio mais efetivo de controle desta virose resume-se em programas de vacinação e no diagnóstico rápido do agente etiológico. A resposta humoral vem sendo mais comumente detectada através dos ensaios imunoenzimáticos indiretos, e mais recentemente pelos métodos competitivos. No que tange a detecção direta do VDIB em matérias clínicos, esta realiza-se através da técnica de isolamento em ovos embrionados, com a grande desvantagem de ser laboriosa e cara. Nesse sentido, na presente investigação será padronizada e aplicada a técnica de imunoperoxidase em cultivo celular de células Vero e CER, na detecção da estirpe Lukert do VDIB. Dessa forma, amplia-se as opções de diagnóstico, uma vez que estirpes variantes podem ser adaptadas em tais modelos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)