Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo etnobotanico de plantas medicinais aromaticas e condimentares em feiras livres, mercados municipais e ambulantes em municipio do vale do paraiba, sp.

Processo: 05/58635-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Lin Chau Ming
Beneficiário:Elisabeth Kuranaga dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação. Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Etnobotânica   Plantas aromáticas   Vale do Paraíba   Plantas medicinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etnobotanica | Plantas Aromaticas | Plantas Condimentares | Plantas Medicinais | Vale Do Paraiba

Resumo

A pesquisa baseia-se no ponto principal da coleta de informações sobre o uso destas plantas, sendo que quanto mais detalhada for a informação coletada, maior será a chance da pesquisa obter um resultado seguro. Com relação a plantas medicinais, um dos principais objetivos dos estudos etnobotânicos quantitativos é tentar aferir, a partir dos dados levantados, o grau de importância que certas plantas tem pela freqüência e consistência de seu uso. Devido à importância deste estudo e a escassez de pesquisas que enfoque o uso de planta pela população do Vale do Paraíba, este trabalho objetiva realizar um levantamento; verificando-se aspectos ligados ao uso das plantas medicinais utilizadas pela população, e a utilização desse recurso em função do sexo e da faixa etária, assim como conhecer os pontos de venda e distribuição das plantas de maior demando na região. Serão realizadas entrevistas; abertas, com preenchimento de questionário com intuito de se conhecer os tipos de plantas e processos de utilização. As cidades selecionadas do Vale do Paraíba para realização do levantamento foram as seguintes: Aparecida, Cachoeira Paulista, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal e Cruzeiro. O levantamento dos relatos da população entrevistada será realizado em comércios, feiras e mercado municipal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)