Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de imunidade de suinos e coelhos ao carrapato amblyomma brasiliense aragao (1890) (acari:ixodidae): um estudo comparativo.

Processo: 04/13476-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Gervasio Henrique Bechara
Beneficiário:Gustavo Seron Sanches
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Carrapatos   Coelhos   Suínos   Imunidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amblyomma Brasiliense | Carrapato | Coelho | Imunidade | Suino

Resumo

A fauna brasileira de ixodídeos apresenta cerca de 57 espécies. Algumas delas são responsáveis por prejuízos econômicos e danos a saúde pública e animal. Entretanto, a biologia da maioria dos carrapatos da fauna brasileira silvestre é ainda desconhecida e muitas vezes até o hospedeiro ou seu nicho ecológico original são ainda ignorados. Recentemente, foram detectados carrapatos da espécie Amblyomma brasiliense em trilhas do Parque Estadual Intervales-SP, uma reserva de Mata Atlântica. Ressalte-se que o último relato desta espécie no Estado de São Paulo foi feito em 1936 por Aragão. Porcos-do-mato (Tayassu tajacu e T. albirostris) são seus hospedeiros naturais, mas ninfas desta espécie se mostraram muito agressivas ao homem neste Parque. O presente projeto visa: 1. descrever a biologia dos carrapatos desta espécie, assim como sua performance alimentar-reprodutiva em condições laboratoriais, utilizando suínos e coelhos como hospedeiros; 2. analisar de forma comparativa a aquisição de resistência a carrapatos adultos em suínos e coelhos. Para tanto, os animais serão infestados 3 vezes a intervalos de 30 dias de acordo com técnica preconizada pelo laboratório. A aquisição de resistência pelos hospedeiros será avaliada pela performance alimentar-reprodutiva dos ácaros nas várias infestações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)