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Os efeitos de diferentes distribuicoes da pratica constante-aleatoria no processo adaptativo na aquisicao de habilidades motoras: manipulacao das exigencias perceptivas da tarefa.

Processo: 01/12261-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Umberto Cesar Corrêa
Beneficiário:Marcela Massigli
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estrutura De Pratica | Habilidade Motora | Processo Adaptativo

Resumo

Recentes pesquisas que têm investigado os efeitos de diferentes condições de prática (constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante) no processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras (Corrêa, 1998; 2001a; 2001b), têm mostrado efeitos superiores para a prática "constante-aleatória". Esses resultados têm sido interpretados no sentido de a referida estrutura de prática possibilitar, primeiramente, a padronização dos componentes da habilidade e, posteriormente, sua diversificação. A partir desses achados, as seguintes questões foram levantadas: a partir de que momento no processo de estabilização a prática aleatória poderia ser introduzida, ou seja, em qual nível de estabilização a diversificação da habilidade poderia ser promovida? Ou, ainda, até que momento no processo de estabilização a prática constante deveria ser conduzida? Isso pode implicar na existência de um nível "ótimo" de estabilização para que ocorra a diversificação da habilidade. Essas questões serão investigadas em um experimento em que a prática aleatória será manipulada em termos do componente perceptivo de tarefa no qual participarão 80 crianças distribuídas em 3 grupos de diferentes combinações da prática constante-aleatória. A realização da pesquisa será viabilizada pelo aprimoramento de um Aparelho de Antecipação em Tarefas Complexas. (AU)

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