A mulher como resposta negativa ao romantismo na obra de camilo castelo branco.
O dialogo critico de camilo castelo branco com o ultra-romantismo.
Entre o coracao e o estomago: o olhar distanciado de camilo castelo branco.
Processo: | 05/54492-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de dezembro de 2005 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2006 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas |
Pesquisador responsável: | Paulo Fernando da Motta de Oliveira |
Beneficiário: | Ana Luísa Patrício Campos de Oliveira |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Crítica literária Camilo Castelo Branco Romantismo Literatura portuguesa |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Camilo Castelo Branco | Critica Literaria | Literatura Portuguesa | Narrativa Oitocentista | Realimso | Romantismo |
Resumo O presente projeto teve como ponto de partida um estudo preliminar que buscou vislumbrar na crítica especializada os motivos pelos quais Camilo Castelo Branco ocupa um lugar secundário no cânone da literatura de língua portuguesa. Após a leitura dessa crítica, constatou-se que um dos motivos pelos quais Camilo Castelo Branco carrega esse estereótipo é o fato de ele ter sido considerado em sua época um escritor comercial, fator esse que pode ter ocasionado uma leitura parcial de sua obra peia crítica tradicionalista. Nesse sentido, tomando como verdadeira essa hipótese, iniciou-se a leitura de parte da novelística camiliana buscando destitui-la dos rótulos a ela atribuídos de novela passional ou de sátira de costume. Em seguida, optou-se por focar a pesquisa no romance Onde está a Felicidade?, visto que nele parecem ocupar uma posição central as relações sociais do Portugal oitocentista, em especial, as relações monetárias, e não a paixão, como supôs normalmente a crítica, que tendeu a classificar essa novela como novela passional. (AU) | |
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