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Trefilação de arame de cobre sob pressão hidrostática interna

Processo: 06/03583-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Antonio de Pádua Lima Filho
Beneficiário:Tiago Filipe Soares da Cunha
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Pressão hidrostática   Atrito   Trefilação   Lubrificação   Arame   Cobre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arames De Cobre | Atrito | Lubrificacao | Pressao Hidrostatica | Trefilacao | Trefilação

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a variação da tensão/força de trefilação de arames de cobre, sem e com lubrificação com óleo mineral sob pressão usando um equipamento construído para a trefilação de arames metálicos. Durante o ensaio, o arame de cobre será progressivamente trefilado em estágios de um diâmetro inicial de 4,0 mm para 1,3 mm. Dez fieiras de carboneto de tungstênio (WC) foram usadas para produzir reduções de área sucessivas de aproximadamente 20%, resultando numa deformação verdadeira total de aproximadamente 225%. O efeito da lubrificação hidrostática e sua falta na força de estiramento do arame serão medidos para comparação. O lubrificante será aplicado sob pressão na superfície do arame e também sobre as zonas da fieira. O óleo mineral sob pressão deve diminuir a força de estiramento pela formação de um cone antiatrito entre o arame e a zona de conformação da fieira. A ação do lubrificante também deve reduzir a taxa de carregamento para alcançar a força de trefilação necessária. O grau de redução vai ser aumentado para o ensaio com lubrificação. A dificuldade de trefilar o arame nesta condição deve ser diminuída devido à ação do lubrificante sob pressão. Uma célula de carga de 500 kgf será usada para obter a força de estiramento do arame. Os resultados experimentais serão comparados com modelos teóricos. Os coeficientes de atrito para cada condição serão também calculados utilizando diferentes modelos.

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