Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparacao e caracterizacao de catalisadores v205/mo03/mgyalox: um estudo sobre a influencia do metodo de preparacao nas propriedades superficiais atraves da reacao de decomposicao do isopropanol.

Processo: 06/50081-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Gilberto Garcia Cortez
Beneficiário:Débora Motta Meira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Molibdênio   Óxidos mistos   Vanádio   Catálise heterogênea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Catalise Heterogenea | Decomposicao Do Isopropanol | Hidrotalcita Mg-Al | Molibdenio | Oxidos Mistos | Vanadio

Resumo

Os catalisadores á base de vanádio têm recebido muita atenção nos últimos anos devida a sua elevada atividade e seletividade em reações de grande importância industrial, tais como a transformação de hidrocarbonetos em produtos químicos de comprovada aplicação industrial. Embora o comportamento catalítico destes catalisadores seja bem conhecido pelos pesquisadores, muito se tem discutido sobre a natureza de seus sítios ativos, sua interação com o suporte e com as espécies químicas a serem catalisadas. Diversos estudos físico-químicos têm sido realizados para a caracterização do sistema VOx-suportado com o objetivo de esclarecer estas questões e ao mesmo tempo direcionar as pesquisas que levem à maximização de suas propriedades catalíticas. Em vista disto, será utilizado em nosso trabalho a reação de decomposição do isopropanol para a investigação do caráter ácido e básico do sistema VOx/MoO3/MgyAIOx. Neste contexto, o principal objetivo deste estudo será avaliar a influência da presença do vanádio e do molibdênio adicionados juntos (coimpregnação) e por etapas (impregnação sucessiva) sobre um óxido misto precursor da hidrotalcita preparado com diferentes concentrações de magnésio e alumínio. Os catalisadores serão caracterizados por diferentes técnicas, tais como análise química, área específica superficial, RTP e DRX. A atividade catalítica dos catalisadores será avaliada através da reação de decomposição do isopropanol. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)