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Influencia do processamento termico sobre as propriedades mecanicas e microestruturais de um aco xc48 aplicado em componentes automotivos, visando atendimento ao projeto ulsab-avc.

Processo: 04/15809-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Marcelo dos Santos Pereira
Beneficiário:Renato Cesar Gueroni
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria automobilística   Aço   Caracterização microestrutural   Tratamento térmico   Propriedades mecânicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acos | Caracterizacao Microestrutural | Industria Automobilistica | Propriedades Mecanicas | Tratamentos Termicos | Ulsab

Resumo

Este projeto será desenvolvido em consonância com a filosofia ULSAB, ou seja um estudo mundial realizado por 35 produtores de aços, de 18 diferentes países, que visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos aços para a indústria automobilística, visando redução de peso, garantia de segurança, conforto e desempenho, de uma forma viável economicamente. Neste projeto pretende-se avaliar a aplicação de diferentes rotas de tratamento térmico em um aço contendo médio teor de carbono (XC 48), utilizado na fabricação de um eixo da suspensão traseira de um veículo do segmento popular. Parâmetros do processamento térmico serão correlacionados à fração volumétrica final das fases presentes e as propriedades mecânicas finais do material. A contagem das fases bainítica, ferrítica, martensítica, além da austenita retida, será realizada por intermédio de técnicas de caracterização metalográfica específicas, desenvolvidas no Departamento de Materiais e Tecnologia/UNESP, através da utilização de diferentes reagentes químicos, objetivando a visualização e a identificação de cada uma das fases presentes. Consequentemente, com os resultados obtidos, será proposta uma otimização no processo de produção do componente mecânico, especialmente nos tratamentos térmicos, objetivando uma melhor relação propriedade mecânica-peso, necessária para a fabricação de componentes estruturais, especialmente na indústria automobilística, atuando de acordo com o projeto ULSAB-AVC. (AU)

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