Busca avançada
Ano de início
Entree

Sorologia de malaria na populacao residente em areas de influencia da barragem de porto primavera, estado de sao paulo, brasil.

Processo: 99/11169-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Almério de Castro Gomes
Beneficiário:Maura Antonia Lima Porto
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sorologia   Ensaio de imunoadsorção enzimática   Técnica indireta de fluorescência para anticorpo   Malária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elisa | Epidemiologia | Imunofluorescencia Indireta | Malaria | Proteina Circumsporozoita | Sorologia

Resumo

Devido as modificações ambientais ocasionadas pela construção da Barragem de Porto Primavera (Sudoeste do Estado de São Paulo), no que se refere a transmissão de malária, tem-se observado um aumento das populações vetoras (principalmente Anopheles darlingi), o que possibilita o surgimento de casos da doença. Situação semelhante foi observada nas Hidrelétricas de Tucuruf, Balbina, Samuel e mais recentemente, em Itaipu e Serra da Mesa. O presente Projeto de Iniciação Científica visa a identificação de casos de malária através de exame parasitológico, esfregaço e gota espessa, juntamente com o aprendizado das técnicas de sorologia, Imunofluorescência Indireta e ELISA, que permitirão a observação da presença de anticorpos na população considerada no estudo. Os resultados deste trabalho fornecerão à aluna de graduação um conhecimento básico da epidemiologia e imunologia da malária assim como subsídios para discussão de novas situações de transmissão da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)