Busca avançada
Ano de início
Entree

Levantamento e densidade da ocorrencia do nematoide dos citros (tylenchulus semipenetrans), nos experimentos de porta-enxertos de citros do centro de citricultura sylvio moreira/iac, no estado de sp.

Processo: 97/00879-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1997
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Jorgino Pompeu Junior
Beneficiário:Anderson Soares de Campos
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Porta-enxertos   Nematoides
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citros | Nematoide | Porta Enxertos

Resumo

O nematóide dos citros (Tylenchulus semipenetrans) está amplamente disseminado na região citrícola do Estado de São Paulo. Esse fato: leva a uma necessidade de conhecimento do comportamento dos diferentes potenciais porta-enxertos de citros quanto a sua resposta a esse nematóide, o qual induz perdas mesmo sem apresentar sintomas típicos de seu ataque. O Centro de Citricultura Sylvio Moreira do Instituto Agronômico possui diversos experimentos no Estado, mas não há conhecimento sobre a presença do nematóide, nem da sua densidade; visando obter essa informação e a resposta dos diferentes porta-enxertos; assim como a possível presença do biótipo "Poncirus", o qual pode quebrar a principal fonte de resistência dos programas de melhoramento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)