Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influencia da velocidade de mergulho no resultado final de pecas retificadas por rebolos superabrasivos.

Processo: 00/12436-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2003
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eduardo Carlos Bianchi
Beneficiário:Carolina Grimm Franzo
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fluidos de corte e usinagem   Retificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluido De Corte | Rebolo | Retificacao | Usinagem Por Abrasao | Velocidade De Mergulho

Resumo

Além do processo de retificação ser um meio de usinagem dos mais onerosos que existe, é muito pouco pesquisado. No entanto, as indústrias vêm utilizando de maneira acentuada este processo, dessa forma a pesquisas a respeito tornam-se necessárias tanto para a contenção de custos quanto para melhores condições finais da peça. Assim, este trabalho pretende explorar mais afundo o processo de retificação. Logo, torna-se necessário o desenvolvimento de um novo bocal e uma metodologia própria, de forma a se obter resultados positivos quando comparados com os métodos convencionais. A análise do desempenho rebolo/fluido será realizada a partir de determinados parâmetros de entrada, como variação da velocidade de mergulho (três valores), fluidos de corte, 1 rebolo superabrasivo fabricado com ligante vitrificado). Assim, através da variação da velocidade de mergulho, mantendo-se constante a velocidade do jato de fluido (igual a velocidade de corte), pretende-se. encontrar as melhores condições de usinagem com a finalidade de se obter a diminuição do tempo de usinagem, proporcionando um melhor acabamento na peça final. Levando-se em consideração a análise das variáveis de saída do processo como força tangencial de corte, relação G, rugosidade superficial e emissão acústica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)