Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise histoquímica e ultraestrutural do epitélio de escamas de Prochilodus lineatus exposto a águas contaminadas

Processo: 10/09408-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Flavio Henrique Caetano
Beneficiário:Rebeca Mamede da Silva Alves
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Histologia animal   Epitélio   Morfologia animal   Prochilodus lineatus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epitélio | Escamas | Histologia | Ultraestrutura | morfologia

Resumo

O Lago Azul, localizado na cidade de Rio Claro - SP, serve como área de recreação e lazer e vem sofrendo com problemas de inundação, infiltração, erosão e contaminação das águas por esgoto. Alguns dos compostos mais despejados nas águas de rios são os detergentes biodegradáveis, que têm sido alvo de críticas, não apenas devido aos problemas de biodegradação, mas também devido ao fato de provocarem o fenômeno conhecido como eutrofização. A preocupação com a possível contaminação das espécies do Lago Azul levou a prefeitura de Rio Claro, junto da SABESP, a iniciar estudos das águas e sedimentos do Lago Azul. Visando essa preocupação o projeto pretende analisar os efeitos da água do Lago Azul e de uma diluição de detergentes em indivíduos de duas espécies encontradas nesse ambiente (Prochilodus lineatus - Curimbatá, e Atayanax altiparanae - Lambari), comparadas a um controle exposto a água comprovadamente pura do poço artesiano situado no Campus da UNESP - Rio Claro. As análises serão realizadas através da detecção de possíveis alterações morfológicas na histologia e ultraestrutura das células epiteliais para avaliar os efeitos dos agentes contaminantes. Ainda, o projeto procura caracterizar o epitélio que recobre as escamas das duas espécies tratadas, haja vista que se trata de uma estrutura inexplorada na literatura. Os dados coletados serão analisados com auxílio de microscópios Leica e Olympus, dotados de câmeras para captura de imagens, e um microsópio eletrônico de transmissão Philips. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, R. M. S.; PEREIRA, B. F.; PITOL, D. L.; SENHORINI, J. A.; ALCANTARA-ROCHA, R. C. G.; CAETANO, F. H.. Scale morphology of Prochilodus lineatus with emphasis on the scale epithelium. Brazilian Journal of Biology, v. 73, n. 3, p. 637-644, . (10/09408-4)
DA SILVA ALVES, REBECA MAMEDE; PEREIRA, BRUNO FIORELINI; PITOL, DIMITRIUS LEONARDO; SENHORINI, JOSE ALGUSTO; GIMENES DE ALCANTARA ROCHA, RITA DE CASSIA; CAETANO, FLAVIO HENRIQUE. Histology, histochemistry and stereology of the adipose fin of Prochilodus lineatus. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 75, n. 5, p. 615-619, . (10/09408-4)