Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle de fatores de risco para coronariopatia em pacientes com infarto do miocardio: comparacao entre ambulatorio convencional e multidisciplinar.

Processo: 04/06090-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Roberta Cunha Matheus Rodrigues
Beneficiário:Celso Luis de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Prevenção secundária   Infarto do miocárdio   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores De Risco | Infarto Do Miocardio | Prevencao Secundaria

Resumo

Este estudo tem como objetivo comparar a evolução clínica entre os pacientes com Infarto do Miocárdio (IM), atendidos em ambulatórios: clínico convencional e multidisciplinar (AMFACOR-Ambulatório de Controle de Fatores de Risco para Coronariopatia), no período de 1995 a 2000, por meio da análise de: medidas de colesterol total e frações e de triglicérides; medidas de peso e cálculo do índice de massa corpórea (IMC); ocorrência de eventos no período: angina instável, novo episódio de infarto, cirurgia de revascularização miocárdica, angioplastia coronariana e óbito. Trata-se de um estudo retrospectivo, com consulta ao prontuário hospitalar, comparativo, que envolverá a coleta de dados referentes ao período de seguimento dos pacientes 1995 a 2000. Serão sujeitos deste estudo pacientes de ambos os sexos, com história de IM atendidos no Ambulatório de Cardiologia do Hospital de Clínicas da Unicamp. Os pacientes serão divididos em dois grupos: Intervenção (GI), formado por pacientes acompanhados no AMFACOR, e o outro, Controle (GC), formado por pacientes acompanhados somente pelo Ambulatório de Cardiopatia Isquêmica (Clsq), durante o mesmo período. Para o GI serão incluídos todos os sujeitos acompanhados no AMFACOR, que atendam a todos os critérios de inclusão e não apresentem o critério de exclusão destacado. Para o GC será empregado o processo de amostragem probabilística. Os dados coletados serão submetidos à análise descritiva e. posteriormente, à análise comparativa ao modelo mais adequado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)