Busca avançada
Ano de início
Entree

Variacao na concentracao de gonadotrofinas e na populacao de foliculos durante o desenvolvimento fetal em bos taurus indicus.

Processo: 05/51873-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2005
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Paula Nogueira
Beneficiário:Gian Pietro de Souza Dias Marcassa
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Feto   Desenvolvimento   Gonadotrofinas   Bos taurus indicus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bos Taurus Indicus | Desenvolvimento | Feto | Foliculos | Gonadotrofinas

Resumo

Estudos vêm sendo realizados utilizando-se animais pré-púberes, entretanto, existem poucos estudos acompanhando a variação na concentração de gonadotrofinas e a população de folículos ovarianos durante a vida fetal nas raças zebuínas. Com a finalidade de correlacionar a concentração hormonal com o desenvolvimento folicular, este experimento será conduzido a partir de fetos, com mais de 3 meses de gestação, obtidos de vacas abatidas em frigorífico, dos quais serão coletados o sangue, os ovários. A quantificação hormonal será promovida com radioimunoensaio, o ensaio para FSH e LH bovinos serão adaptados dos descritos por Bolt; Rollins (1983) e Bolt et al. (1990). Os ovários dos fetos serão mantidos em solução fisiológica em menos de 2 horas e terão seus folículos mensurados e contados com o auxílio de microscópio esteroscópico e paquímetro. Após a mensuração, as gõnadas serão fixadas em paraformoldeído tamponado a 4% por 24 horas, para que seja realizado um corte longitudinal de 5μm no ovário do feto, com auxílio de micrótomo. O corte será corado com hematoxilina-eosina para avaliação de folículos. Para a determinação da idade dos fetos será utilizado o método "Crown-rump Lenght" (CRL) que calcula a idade fetal em função da medida crânio anal, segundo Richardson (1990). ANOVA será empregada para avaliar diferenças estatísticas e o teste t será utilizado com objetivo de determinar as diferenças entre os grupos em função da idade. Diferenças de p < 0,05 serão tomadas como significativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)