Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da temperatura sobre o potencial reprodutivo de populacoes distintas de chrysoperla externa (hagen, 1861) (neuroptera: chrysopidae) submetidas a diferentes temperaturas.

Processo: 06/54392-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Sérgio de Freitas
Beneficiário:Taís Carmona Lavagnini-Pizzo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Controle biológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicho-Lixeiro | Controle Biologico | Crisopideo | Potencial Reprodutivo

Resumo

A temperatura é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento dos insetos, sendo que existe um gradiente de variação aceitável para cada espécie. Geralmente Chrysoperla externa é criada em laboratório em ambientes onde a temperatura varia de 23-27ºC. O objetivo deste projeto é verificar qual o efeito da temperatura ambiental sobre alguns parâmetros biológicos desta espécie. Para isso serio estabelecidas criações de distintas populações em ambientes com temperaturas de 19, 25 e 31ºC. Será avaliada a duração de cada Instar, do período larval e pupal, duração do período de pré e pós-oviposição e de oviposição, bem como o número de ovos total e diário por fêmea, a fertilidade desses ovos, para cada ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)