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Animação facial para dispositivos móveis

Processo: 06/04943-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:José Mario de Martino
Beneficiário:Tatiane Silvia Leite
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Computação gráfica   Animação (computação gráfica)   Expressão facial   Dispositivos móveis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Animacal Facial | Computação Gráfica

Resumo

A tecnologia da animação facial é essencial para a implementação de personagens virtuais personificados capazes de reproduzir o estilo de comunicação, baseado na fala, expressões faciais e gestos, com o qual os humanos estão habituados. Dependendo da aplicação, estes personagens virtuais podem desempenhar papéis variados, tais como, por exemplo, instrutores, assistentes, avatares, apresentadores ou vendedores. Diversas plataformas hardware/software têm sido utilizadas para a implementação de tais personagens, incluindo, computadores pessoais, Web, consoles de jogos e dispositivos móveis. Em particular, a utilização da tecnologia embarcada em dispositivos móveis é uma opção promissora para soluções de vídeotelefonia móvel devido à potencial redução da taxa de transmissão. Neste cenário, em vez da transmissão do vídeo do interlocutor, basta a transmissão dos poucos parâmetros necessários para especificar a locução e as expressões faciais associadas. O presente trabalho tem por objetivo estudar e aprofundar os conhecimentos associados à implementação de sistemas de animação facial em dispositivos móveis. O trabalho consiste na migração para a plataforma J2ME (Java 2 Micro Edition) de sistema de animação facial desenvolvido no Departamento de Engenharia de Computação e Automação Industrial da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas. A versão original foi concebida e implementada para a plataforma J2SE (Java 2 Standard Edition) utilizando as APIs JMF (Java Media FrameWork) e Java 3D. No trabalho em proposição será efetuada a adaptação da solução existente para atender as limitações de recursos dos dispositivos móveis celulares.

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