Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrogeoquímica do bário em poços de abastecimento do Estado de São Paulo monitorados pela CETESB

Processo: 09/07268-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Reginaldo Antonio Bertolo
Beneficiário:Bruna Fiume
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Águas subterrâneas   Aquíferos   Hidrogeologia   Hidrogeoquímica   Bário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água subterrânea | aquífero | bário | Hidrogeoquímica | Poços de abastecimento | Hidrogeologia

Resumo

A CETESB, que realiza o monitoramento da qualidade da água subterrânea no Estado de São Paulo através de uma rede de poços de abastecimento, vem detectando concentrações anômalas de bário na água subterrânea de vários aqüíferos, sendo que a origem do elemento na água pode estar relacionada tanto com causas naturais como antrópicas.O presente projeto de iniciação científica se insere no contexto de um projeto de auxílio à pesquisa financiado pelo CNPq (processo 577561/2008-1) e que visa (1) identificar o padrão do comportamento das concentrações de bário nas águas subterrâneas rasas e profundas de diferentes aqüíferos; e (2) identificar se a origem do bário na água tem origem natural ou humana. Várias técnicas estão sendo utilizadas nesta pesquisa, como a coleta de amostras de solo e de água subterrânea rasa e profunda para realização de análises químicas, mineralógicas e isotópicas. Espera-se que os resultados desta pesquisa orientem a CETESB no processo de definição de padrões ambientais para o bário e para a definição de estratégias para o gerenciamento de áreas contaminadas pelo elemento.Como parte do projeto de auxílio, este projeto de iniciação científica pretende caracterizar a hidrogeoquímica do bário nos aqüíferos que possuem poços de abastecimento público monitorados pela CETESB. As atividades previstas compreendem a utilização do software Aquachem como ferramenta para realizar o tratamento dos dados da série histórica de monitoramento dos poços tubulares profundos a serem disponibilizados pela CETESB. Os dados hidrogeoquímicos serão correlacionados também com os aspectos construtivos de poços tubulares pertencentes à SABESP, com intuito de verificar possíveis relações com as concentrações de bário detectadas. Em uma segunda etapa do trabalho, serão coletadas amostras de água subterrânea para análises físico-químicas e químicas de alguns poços de abastecimento da CETESB com concentrações anômalas de bário.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, TATIANA; BERTOLO, REGINALDO; FIUME, BRUNA; CRESPI, ALESSANDRA; MARTINS, VERIDIANA; HIRATA, RICARDO. Hydrochemical investigation of barium in the public water supply wells of Sao Paulo state, southern Brazil. ENVIRONMENTAL EARTH SCIENCES, v. 74, n. 9, p. 6599-6612, . (09/07268-3)