Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao morfologica do saco vitelino em roedores:paca (agouti paca - linnaeus, 1766) e cutia (desyprocta aguti - linnaeus, 1766).

Processo: 06/61003-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Rogério Arcuri Conceição
Instituição Sede: Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). Fundação de Ensino Octávio Bastos (FEOB). São João da Boa Vista , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Hystricomorpha   Agouti paca   Saco vitelino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agouti Paca | Anexos Fetais | Dasyprocya Aguti | Hystricomorpha | Placenta | Saco Vitelino

Resumo

A paca (Agouti paca-Linnaeus, 1766) e a cutia (Dasyprocya aguti-Linnaeus, 1766), são mamíferos pertencentes a ordem Rodentia, ambas sub-ordem Hystricomorpha e a família Dasyproctidae. Estes mamíferos, são roedores pertencentes a fauna brasileira e possuem ampla distribuição pela América do Sul, Central e parte da América do Norte. O estudo da placenta e dos anexos fetais de roedores é de fundamental importância para o estabelecimento de modelos experimentais, uma vez que os roedores, juntamente com os lagomorfos, já são considerados modelos experimentais, devido ao fato de apresentarem algumas características peculiares, tais como tamanho adequado, preço acessível e curto período de prenhes. Juntamente a isto, a obtenção de informações sobre os aspectos reprodutivos destes animais vem a oferecer subsídios para uma produção racional e conseqüente preservação destas espécies, que representam uma importante fonte de proteína de origem animal para algumas populações rurais e assim são exploradas indiscriminadamente, fato este crucial na significativa redução na densidade populacional destas espécies em algumas regiões. Este trabalho tem por objetivo caracterizar macro e microscopicamente a evolução do saco vitelino nestas duas espécies supra mencionadas. Estes animais terão seus anexos fetais mapeados, afim de se verificar como se dá a inversão do saco vitelino nestes roedores no início da gestação, tal como a formação da placenta vitelínica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROGÉRIO ARCURI CONCEIÇÃO; CARLOS EDUARDO AMBRÓSIO; DANIELE S. MARTINS; ANA FLÁVIA CARVALHO; ANDRÉ LUIS R. FRANCIOLLI; MARCIA RITA F. MACHADO; MOACIR F. OLIVEIRA; MARIA ANGÉLICA MIGLINO. Aspectos morfológicos do saco vitelino em roedores da subordem Hystricomorpha: paca (Agouti paca) e cutia (Dasyprocta aguti). Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 28, n. 5, p. 253-259, . (06/61003-3)