Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da aplicacao de verniz contendo extrato de araca (psidium cattleianum) sobre a ocorrencia de caries e a microbiota de ratos submetidos a desafio cariogenico.

Processo: 05/56218-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Okamoto
Beneficiário:Ellen Cristina Gaetti Jardim
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dieta   Cárie dentária   Prevenção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie | Dieta | Estreptococos | Exptratos De Plantas | Prevencao | Risco A Carie

Resumo

A cárie é uma doença multifatorial em que a participação de microrganismos acidogênicos é de fundamental importância. O objetivo desse estudo é avaliar o efeito da aplicação semanal de um verniz contendo extrato de araçá (Psidium cattleianum) sobre a microbiota cariogênica de ratos submetidos a desafio cariogênico e a ocorrência de novas lesões cariosas. Serão empregados 80 ratos (Rattus norvegicus albinus variedade Wistar) divididos em 4 grupos experimentais, que serão submetidos (grupos II e IV) ou não (grupos I e III) à remoção cirúrgica de suas glândulas salivares maiores e uso de dieta cariogênica (todos os grupos) e aplicação do verniz contendo o extrato vegetal (grupos I e II) ou apenas a base do verniz (grupo III e IV). Os animais serão sacrificados após 90 dias e os maxilares examinados segundo os critérios de Keyes. Será analisada a participação de estreptococos do grupo mutans na composição da microbiota bucal dos roedores ao longo do experimento nos diferentes grupos. Também será avaliada a susceptibilidade de estreptococos do grupo mutans ao verniz testado, utilizando-se o método de difusão em ágar, e ao extrato aquoso de araçá, pelo método de diluição em ágar. A análise dos dados referentes ao ensaio cariogênico será realizada através do teste de Qui-quadrado, enquanto os dados referentes à atividade antimicrobiana serão submetidos ao teste de Kruskall-Wallis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)