Busca avançada
Ano de início
Entree

Citoquímica aplicada à microscopia eletrônica de transmissão do sistema reprodutor feminino de carrapatos da espécie Amblyomma triste (Acari: Ixodidae)

Processo: 04/02680-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:Amanda Juliana Ricardo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de pragas   Carrapatos   Amblyomma   Carboidratos   Lipídeos   Proteínas   Acari   Citoquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amblyomma Triste | Carboidratos | Controle | Lipidios | Proteinas | Recketsiose

Resumo

Os ácaros e carrapatos (subclasse Acari) são animais de pequeno tamanho que conseguem sobreviver em diferentes habitats e resistir a variações climáticas e ambientais. São muito importantes pois podem transmitir microrganismos patogênicos ao homem e a outros animais, além de causar prejuízos à agricultura e à pecuária. Uma característica típica dos Acari é a presença de cabeça, tórax e abdome fundidos e não segmentados. Além disso, nos estágios adulto e ninfal possuem quatro pares de pernas e, na fase larval, apenas três. Podem ser de vida livre ou parasitas. Os carrapatos são ectoparasitas que se alimentam de sangue e geralmente necessitam de mais de um hospedeiro para se alimentar, o que aumenta o nível de transmissão de doenças. São de aproximadamente US$ 2 bilhões anuais os prejuízos relacionados com o carrapato na pecuária brasileira, seja por depreciação do couro dos animais, perda de peso, queda da produção de leite ou gastos com carrapaticidas. A espécie Amblyomma triste, objeto do presente estudo, vem transmitindo no Uruguai uma ricktsiose tanto para humanos quanto para outros animais. Portanto, é de grande interesse que seja feito um estudo citoquímico ultra-estrutural caracterizando as células do ovário de tal espécie, o que poderia auxiliar futuramente no controle desse parasita. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RICARDO‚ A.J.; DE OLIVEIRA‚ P.R.; BECHARA‚ G.H.; MATHIAS‚ M.I.C.. Ultrastructural detection of proteins‚ lipids and carbohydrates in oocytes of Amblyomma triste(Koch‚ 1844)(Acari; Ixodidae) during the vitellogenesis process. TISSUE & CELL, v. 39, n. 3, p. 203-215, . (04/02680-0)