Busca avançada
Ano de início
Entree

O jogo dramático e a construção textual: uma análise da influência do jogo dramático na produção de textos narrativos, em termos de coesão de textuais, por alunos de quinta série do primeiro grau

Processo: 97/12500-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1999
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Ingedore Grunfeld Villaça Koch
Beneficiário:Luis Roberto Arthur de Faria
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos dramáticos   Coerência textual   Coesão textual   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coerencia | Coesao

Resumo

O projeto de pesquisa que ora apresentamos busca observar de que maneira os níveis de coerência e coesão textuais se manifestam em textos narrativos de alunos de quinta série do primeiro grau. Metade dos textos de nosso corpus são de alunos que estiveram em contato com o "jogo dramático", uma atividade teatral que permite ao aluno vivenciar uma situação e, assim, ter como base essa Vicência para criar uma narrativa de ficção, apoiada numa proposta temática pertinente. A outra metade do corpus é de texto de alunos de quinta série que não estiveram em contato com o "jogo dramático", mas que receberam as mesmas propostas temáticas. Queremos examinar, pois, que nível de coerência textual se pode atribuir aos textos desses alunos e, ainda, como e se foram utilizados adequadamente os mecanismos de coesão textual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)