Busca avançada
Ano de início
Entree

A apropriacao de john dewey em tres periodicos internacionais.

Processo: 08/54956-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Érico Lopes Pinheiro de Paula
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Pragmatismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia Da Educacao | John Dewey | Periodicos Internacinais | Pragmatismo

Resumo

A presente pesquisa será desenvolvida tomando por base os resultados do projeto "John Dewey em periódicos internacionais: levantamento e análise de fontes bibliográficas' (Edital CNPq 50/2006 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas), cujo resultado identificou 147 artigos que fazem menção a John Dewey nas revistas Educational Philosophy and Theory, Journal of Philosophy of Education e Studies in Philosophy and Education nos anos de 2003 a 2006. O objetivo da pesquisa ora proposta é analisar o conteúdo desses artigos, no intuito de compreender como se dá a apropriação e a recontextualização do pensamento deweyano, considerando que as idéias de Dewey podem ser discutidas tanto por meio de suas proposições pedagógicas quanto por meio de suas críticas à filosofia e à ordem social contemporânea. Espera-se que os resultados obtidos contribuam para situar a presença de Dewey no cenário internacional contemporâneo, no que tange à filosofia e à educação, auxiliando pesquisas em andamento e dando margem a futuras investigações sobre essa temática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)