Busca avançada
Ano de início
Entree

Filosofia e ciencia no discurso educacional renovador (brasil: 1930-1960): fernando de azevedo e o manifesto dos pioneiros.

Processo: 99/06224-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Marcelo Augusto Totti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Educação no Brasil   Escola nova   Filosofia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Brasileira | Escola Nova | Fernando De Azevedo | Filosofia Da Educacao | Historia Da Educacao | Manifesto Dos Pioneiros

Resumo

Integrante de pesquisa mais ampla que busca analisar os fundamentos filosóficos e científicos do ideário educacional renovador desenvolvido no Brasil entre 1930 e 1960, o presente projeto visa analisar um dos documentos mais importantes do período, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932. O pressuposto teórico-metodológico do projeto - aspecto que lhe confere originalidade e relevância - é que o discurso pedagógico articula-se por meio da combinação de proposições científicas e filosóficas diversas, por vezes inconciliáveis, mantidas sob a tutela de norteamentos políticos e sociais. O objetivo imediato da pesquisa é delinear as referências implícitas e explícitas presentes no Manifesto com o intuito de iniciar a compreensão do pensamento de Fernando de Azevedo, responsável pela redação do mesmo, e verificar a hipótese de tomar este pensador como exemplar típico do discurso educacional, segundo o pressuposto acima mencionado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)