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Correspondencia ativa de alphonsus de guimaraens: indicadores do processo criativo.

Processo: 08/53378-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Francine Fernandes Weiss Ricieri
Beneficiário:Alessandra Maria Barbosa Viola
Instituição Sede: Instituto de Ciências Humanas (ICH). Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epistolografia   Simbolismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alphonsus De Guimaraens | Decadentismo | Epistolografia | Simbolismo | Teorias Do Poetico

Resumo

Alphonsus de Guimaraens (1870-1921) ocupa posição de relativo destaque nas análises do panorama poético no Brasil do final do século XIX Contudo, sua poesia foi usualmente descrita, mesmo na segunda metade do século XX, a partir de pressupostos biografistas ou a partir de perspectivas nacionalistas que, em geral, desvalorizaram em conjunto a escrita simbolista pelo que seria, em tal produção, a ausência de preocupação com a "cor local". O objetivo deste trabalho é examinar, transcrever e descrever o conteúdo de um corpus inédito contendo cerca de 30 documentos, entre cartas e bilhetes escritos por Guimaraens para seu amigo e interlocutor literário, o "mecenas" José de Freitas Valle, nas últimas décadas do século XIX. Os documentos fazem parte do espólio de Freitas Valle, atualmente guardado e mantido no acervo pessoal da pesquisadora Mareia Camargos, em São Paulo, que permitiu ao orientador proponente sua reprodução xerográfica, bem como eventual acesso ao material. Pretende-se, com as operações mencionadas (exame, transcrição e descrição do conteúdo, com indicação de aspectos do processo criativo do escritor) preparar um corpus de trabalho a partir do qual se possam realizar posteriores aproximações com o modo segundo o qual o escritor teria compreendido o ofício poético, bem como aspectos de seu processo criativo. Para isso, perseguem-se formulações relativas à concepção, e à contextualização do fazer poético, presentes nas cartas, bem como as sucessivas transformações que posteriormente receberam os poemas nelas presentes, de modo a se tentarem elencar dados que contribuam com o delineamento do que seria uma teoria do poético, em Guimaraens, assim como indicadores de eventual atualização (ou não) dessa teoria no fazer concreto de sua obra literária. (AU)

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