Busca avançada
Ano de início
Entree

O emprego de nanotubos de carbono no desenvolvimento de biossensores amperometricos a base de diferentes peroxidases para a determinacao de compostos fenolicos em matrizes ambientais.

Processo: 06/59785-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Nelson Eduardo Duran Caballero
Beneficiário:Arnaldo César Pereira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotubos de carbono   Peroxidases   Compostos fenólicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amostra Ambiental | Biossensor Enzimatico | Compostos Fenolicos | Nanotubos De Carbono | Peroxidases

Resumo

Este Projeto visa o desenvolvimento de um sistema de análise para a determinação de compostos de grande interesse ambiental (compostos fenólicos). Os biossensores enzimáticos apresentam algumas características únicas tais como baixo custo, simplicidade, seletividade e sensibilidade, que podem torná-los atrativos para a determinação destes compostos em matrizes complexas, como as ambientais. O objetivo deste Projeto é o desenvolvimento de biossensores amperométricos para a determinação da concentração de compostos fenólicos em amostras ambientais, priorizando a imobilização da enzima (diferentes peroxidases) sobre a superfície de eletrodos a base de diferentes nanotubos de carbono carboxilados, procurando-se estudar agentes acopladores, tais como 1-etil-3-(3-dimetilaminopropil) carbodiimida, e membranas que permitam uma maior estabilidade e seletividade da enzima imobilizada. A utilização destas novas tecnologias de análises, ou seja, o emprego de novos materiais e novos métodos de imobilização enzimática, permite a eliminação de etapas analíticas indesejáveis, como a coleta da amostra e sua preparação, tornando as análises mais versáteis, rápidas e eficientes, além da diminuição de custos. Recentemente, verificou-se que materiais, como nanotubos de carbono, apresentam grande potencial como material de suporte para enzimas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)