Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da correlacao das caracteristicas citologicas vaginais e os niveis sericos de estradiol e progesterona em leao africano (panthera leo) mantidos em cativeiro.

Processo: 02/09059-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marcelo Alcindo de Barros Vaz Guimarâes
Beneficiário:Guilherme Costa de Oliveira e Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Progesterona   Estradiol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citologia Vaginal | Estradiol | Lesao Africano | Panthera Leo | Progesterona

Resumo

Serão estudados 10 exemplares de fêmeas adultas de leões africanos (Panthera leo) mantidas na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP) quanto às características da citologia vaginal e níveis hormonais (estradiol e progesterona). Serão realizadas as contenções químicas desses animais com a associação de Cloridrato de Quetamina (10mg/Kg) e Cloridrato de Xilazina (1,0 mg/Kg) ou Tiletamina e Zolazepam (10mg/Kg), a critério dos Médicos Veterinários da FPZSP. Imediatamente após a contenção desses animais serão colhidas 4 amostras de sangue por venopuntura com intervalo entre elas de 15 a 20 minutos, para avaliação dos níveis de estradiol e progesterona. Em seguida será realizada a colheita de material e realização do esfregaço vaginal através da introdução de um "swab" estéril no canal vaginal, para posterior avaliação da citologia vaginal. As dosagens hormonais serão realizadas no Laboratório de Dosagens Hormonais do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ/USP, pela técnica de Rádioimunoensaio (RIE) enquanto que o método de coloração empregado para avaliação dos esfregaços vaginais será o descrito por SHORR (1941). Os esfregaços vaginais serão analisados buscando-se caracterizar as fases do ciclo estral, avaliando-se a possível correlação entre estas características e os níveis hormonais séricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)