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Estudo de Técnicas de Computação Evolutiva Aplicadas aos Problema de Alocação de Navios em Berços de Terminais Portuários

Processo: 10/08095-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Adriane Beatriz de Souza Serapião
Beneficiário:Larissa Cristina Moraes
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Inteligência computacional   Algoritmos genéticos   Computação evolutiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritmos Geneticos | computação evolutiva | Inteligência computacional | Problema de Alocação de Berços | Terminais de Contêineres | Terminais Portuários | Inteligência Computacional

Resumo

O transporte marítimo é o cerne do comércio internacional. Mais de 80% das mercadorias do comércio global são transportadas pelo mar em contêineres por navios. Portanto, com o aumento crescente da carga transportada por via marítima, o manuseio eficiente de navios e contêineres nos sistemas portuários torna-se cada vez mais necessário. Nos grandes portos o número de berços disponíveis para carga e descarga dos navios é limitado na maioria dos terminais e milhares de contêineres devem ser manipulados diariamente. Deste modo, uma alocação de berço efetiva é crítica para o gerenciamento eficiente do fluxo de contêineres. O problema de alocação de berços (BAP) consiste em atribuir aos navios que chegam no porto posições nos berços. Uma vez que o navio atraca, ele permanece no berço até que todos as exigências de processamento de contêineres sejam completadas. Os berços são arrendados pelos operadores dos navios para o processamento de contêineres e o custo operacional depende em grande parte do tempo alocado para a operação com a carga.O propósito deste projeto é desenvolver um modelo computacional baseado em heurísticas que auxilie na tomada de decisão de um terminal portuário, quanto à melhor alocação berço-navio a ser realizada a fim de reduzir os custos do operador portuário. Para a solução deste problema serão utilizadas técnicas de Computação Evolutiva.

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