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Avaliacao da maquina de cisalhamento direto com atuadores servo controlados.

Processo: 97/03745-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1997
Data de Término da vigência: 30 de junho de 1998
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Campos Fernandes
Beneficiário:Antonio Carlos Campos Fernandes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cisalhamento   Geomecânica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angulo De Atrito | Cisalhamento | Coesao | Distribuicao De Tensoes | Geomecanica | Servo Controlado

Resumo

O Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, desenvolveu uma máquina de cisalhamento direto para rocha e outros materiais, inédita no Brasil, que utiliza atuadores servo-controlados comandados pelo gerador de função de um sistema de controle de ensaios adquiridos da MTS existente neste departamento. A pesquisa tem como objetivo, avaliar o desempenho desta máquina de cisalhamento direto que utiliza atuadores servo-controlados a partir de uma campanha de ensaios de cisalhamento direto, utilizando corpos-de-prova em argamassa de cimento e areia, em concreto e em rocha. A campanha de ensaios utilizará corpos-de-prova monolíticos e bipartidos com superfície de cisalhamento plana, ondulada e irregular. Os ensaios serão realizados para verificar o comportamento da máquina sob várias situações de aplicação de forças. Quatro corpos-de-prova (três de argamassa de cimento e areia e um de concreto) serão monitorados internamente com extensômetros de resistência elétrica. Através destes será possível visualizar a distribuição das tensões durante a aplicação das forças normal e de cisalhamento. Os dados serão analisados de forma comparativa, de maneira que se possa avaliar alguns aspectos do desempenho desta máquina como: distribuição de tensões no plano de cisalhamento, eficiência dos eventuais mecanismos que deverão ser criados para compensar ou eliminar efeitos indesejados como por exemplo os verificados em máquinas convencionais (tensões de tração no corpo de prova e conseqüente desvios do plano de cisalhamento), bem como os recursos e desenvolvimentos necessários. (AU)

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