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Determinação da distribuição de tensões residuais em rodas ferroviárias

Processo: 98/01987-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 04 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 14 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Auteliano Antunes dos Santos Junior
Beneficiário:Auteliano Antunes dos Santos Junior
Pesquisador Anfitrião: Don E. Bray
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Texas A&M University, Estados Unidos  
Assunto(s):Ensaios não destrutivos   Tensão residual   Frenagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensaios Nao Destrutivos | Frenagem Ferroviaria | Mecanica Dos Solidoa | Rodas Ferroviarias | Tensoes Residuais

Resumo

Os principais problemas relacionados à diminuição da vida de rodas ferroviárias estão relacionados à magnitude das tensões residuais. Originalmente de compressão, essas tensões transformam-se em tração e contribuem para o surgimento e a propagação de trincas. Essas, por sua vez, podem levar à fratura súbita ou diminuir a vida esperada em serviço. Esse trabalho consiste em desenvolver uma metodologia para a determinação dessas tensões residuais utilizando ultra-sonografia, visando obter um meio simples e de baixo custo para a verificação do potencial de dano em rodas em operação e modificar os critérios atuais subjetivos para a retirada de rodas de serviço. (AU)

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