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1) Posicionamento dinâmico de veículos marítimos e projetos ligados ao problema offshore; 2) Operação de turbinas hidráulicas com rotação variável

Processo: 95/03286-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 05 de janeiro de 1996
Data de Término da vigência: 04 de julho de 1997
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Naval e Oceânica - Máquinas Marítimas
Pesquisador responsável:Decio Crisol Donha
Beneficiário:Decio Crisol Donha
Pesquisador Anfitrião: Michael James Grimble
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Strathclyde, Escócia  
Assunto(s):Sistemas de controle   Turbinas hidráulicas   Transporte marítimo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conexao Unitaria | Controle De Rotacao | Controle De Turbinas | Plataformas Semisubmersiveis | Posicionamento Dinamico | Sistema De Controle

Resumo

1) Aprofundar o estudo de sistemas de posicionamento dinâmico, ao qual o pesquisador se dedicará mais de 15 anos. O departamento de elétrica e eletrônica da Universidade d e Strathclyde também mantém um grande grupo de pesquisa nesta área, com grande inserção industrial e numerosas publicações. O objetivo é a troca de informações e estabelecimentos de novas frentes de pesquisa. 2) Aprofundar o estudo de turbinas de reação no esquema da conexão unitária, que permite que as turbinas operem na rotação de máximo rendimento. A Universidade de Strathclyde construiu o protótipo controlado de uma turbina eólica com sucesso. O problema de engenharia é o mesmo nestes projetos. (AU)

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