Busca avançada
Ano de início
Entree

Colaboração e construtivismo: o papel da avaliação e do envolvimento do estudante no ensino construtivista

Processo: 95/06918-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de janeiro de 1996
Data de Término da vigência: 14 de janeiro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Beneficiário:Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Pesquisador Anfitrião: James Joseph Gallagher
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Michigan State University (MSU), Estados Unidos  
Assunto(s):Construtivismo (educação)   Avaliação da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Conceitos Espontaneos | Encolvimento Cognitivo | Engajamento Cognitio | Meta Cognicao | Mudanca Conceitual

Resumo

Dentro de uma tradição de cerca de uma década e meia de pesquisas na área de Mudanças Conceituais, o enfoque dos trabalhos apoiou-se quase que exclusivamente na metáfora do estudante-cientista. As pesquisas das quais tenho participado, nesta área, refletem esta tendência. No entanto, os dados que obtivemos contêm informações que extrapolam o caráter exclusivamente cognitivo da mudança conceitual. A análise preliminar destes dados nos aproximou de uma linha de pesquisa cujo principal problema é "como sustentar o envolvimento do estudante em tarefas acadêmicas". Além das motivações dos estudantes para envolverem-se ou não no processo de construção de conhecimento, pretendemos investigar, na interação professor-aluno, os meios para promover este envolvimento. A interação professor-aluno será estudada dos pontos de vista individual e da sala de aula. Propomos que a avaliação deva fazer parte do diálogo entre professor e aluno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)