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Dados normativos brasileiros do Rorschach na adolescência: atlas e dicionário

Processo: 09/53671-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 28 de novembro de 2009
Data de Término da vigência: 27 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Maria Abigail de Souza
Beneficiário:Maria Abigail de Souza
Pesquisador Anfitrião: Michele Emmanuelli
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris Descartes - Paris 5, França  
Assunto(s):Medidas projetivas da personalidade   Teste de Rorschach   Adolescentes   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes Brasileiros | Normas | Rorschach | Sistema Frances | Tecnica Projetiva

Resumo

Este estudo tem por objetivo estabelecer normas atuais para o Método de Rorschach, no sistema francês, para adolescentes da cidade de São Paulo, buscando atender às recomendações do Conselho Federal de Psicologia, em sua Resolução de 2003, para permitir a utilização desta técnica projetiva na prática profissional dos psicólogos. A amostra será composta de 108 sujeitos de 12 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos, representados em três categorias, de acordo com o nível de escolarização dos pais, além de outros critérios de inclusão. Será apresentado um breve histórico das normas obtidas com o sistema francês do Rorschach no Brasil e um detalhamento dos procedimentos a serem utilizados na entrevista inicial e na aplicação individual do Rorschach por psicólogas do Instituto de Psicologia da USP, treinadas durante um ano, buscando homogeneizar os critérios de aplicação e avaliação dos fatores a serem focalizados nesta técnica. O tratamento quantitativo dos dados terá como base um estudo já desenvolvido por uma equipe de psicólogos da Universidade Paris 5 - René Descartes, o qual vem sendo replicado também na Turquia e Argélia, objetivando a comparação dos resultados entre países. Além disso, terá também o acompanhamento de um estatístico contratado pela instituição da coordenadora da pesquisa no Brasil. Os resultados obtidos serão apresentados em sua forma final através de um livro que contará não só com as Normas quantitativas, mas também com um Dicionário das respostas mais frequentes e um Atlas com a frequência das localizações apreendidas pelos adolescentes. (AU)

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