Busca avançada
Ano de início
Entree

Mulher e educação: prática docente e trabalho feminino

Processo: 96/00579-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 22 de abril de 1996
Data de Término da vigência: 21 de setembro de 1996
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jane Soares de Almeida
Beneficiário:Jane Soares de Almeida
Pesquisador Anfitrião: Vito Perrone
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Assunto(s):História da educação   Magistério   Trabalho feminino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao | Genero | Historia Da Educacao | Magisterio | Mulher | Trabalho

Resumo

A análise da prática docente no magistério primário com trabalho feminino exige um estudo histórico comparativo, com o objetivo de revelar as origens dessa prática no cenário educacional brasileiro a partir do século XIX. Nesse período, a educação norte-americana, influenciou o pensamento pedagógico dos educadores brasileiros, notadamente em São Paulo, e seus princípios foram adotados nas reformas educacionais paulistas. O estudo do entrecruzamento histórico-ideológico entre Brasil e Estados Unidos revela-se relevante para pensar a educação brasileira e o trabalho docente feminino, assim como as transformações na profissão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)