Busca avançada
Ano de início
Entree

Municipalização do ensino fundamental e implicações pedagógicas: um estudo em escolas municipalizadas da delegacia de ensino de Araraquara, SP

Processo: 98/02589-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1998
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Rodrigues de Lima Grande
Beneficiário:Raquel Fontes Borghi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento pedagógico   Práticas pedagógicas   Municipalização do ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Descentralizacao | Implicacoes Pedagogicas | Municipalizacao | Qualidade De Ensino

Resumo

A temática deste estudo é o processo de municipalização do ensino e suas implicações para o interior das unidades escolares, particularmente no que se refere, direta ou indiretamente, aos aspectos pedagógicos e educacionais propriamente ditos. A pesquisa será realizada em 3 cidades da Delegacia de Ensino de Araraquara, interior de São Paulo e, em cada cidade, será escolhida uma escola municipalizada somando-se um total de 3 escolas. O estudo toma como ponto de partida as afirmações de Azanha (1995) de que a municipalização do ensino só é defensável se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, e que a defesa da municipalização pode ter motivações variadas, envolvendo preocupações de natureza pedagógica, social, econômica, política, etc. (Azanha, 1995). Leva em consideração, ainda, que os projetos de municipalização do ensino fundamental elaborados pelas cidades que fazem parte da Delegacia de Ensino de Araraquara apontam como justificativa primeira para tal processo a melhoria da qualidade no atendimento do ensino fundamental. Assim fundamentado, este estudo busca apreender se o atual processo de municipalização do ensino tem, real e prioritariamente, uma preocupação pedagógica, ou seja, de melhoria da qualidade do ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)