Busca avançada
Ano de início
Entree

Desvendando figurinhas: em busca dos significados das aquarelas de Guillobel

Processo: 99/00738-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de março de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Silvia Hunold Lara
Beneficiário:Eneida Maria Mercadante Sela
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História social   Cultura   Iconografia   Desenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Social Da Cultura | Iconografia (Brasil - Sec Xix) | Joaquim Candido Guillobel | Viajantes (Brasil - Sec Xix)

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende fazer uma leitura da produção iconográfica de Joaquim Cândido Guillobel (1787-1859). Tendo vindo para o Brasil em 1808, este desenhista e arquiteto militar português produziu séries de figurinhas aquareladas, apresentadas em álbum ou avulsas, sendo mais comuns os desenhos de negros retratados em inúmeras atividades de trabalho, além de soldados, famílias senhoriais e personagens brancas femininas. Os temas abordados nos desenhos e as relações que se podem estabelecer entre a obra de Guillobel e a de outros artistas contemporâneos seus constituem, de imediato, dois motes para um instigante exercício de análise sob a perspectiva de uma história social da cultura, privilegiando sobretudo o cruzamento de olhares e significados em torno das figuras, bem como o aspecto etnográfico impresso no interior daquela linguagem cifrada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SELA, Eneida Maria Mercadante. Desvendando figurinhas: um olhar historico para as aquarelas de Guillobel. 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.