Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo eletroquímico de uma liga de Cu-Zn-Al monofásica com estrutura martensítica poli e monocristalina: orientação (100)

Processo: 01/11836-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Assis Vicente Benedetti
Beneficiário:Uíslei Carlos Zambrano
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ligas metálicas   Cobre   Metalografia   Monocristais   Voltametria cíclica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ligas De Cobre | Metalografia | Monocristal | Voltametria Ciclica

Resumo

Será feita a caracterização metalográfica e o estudo eletroquímico de uma liga de Cu-Zn-Al, monofásica e policristalina com estrutura martensítica e, na sua forma monocristalina com orientação (100). A liga monofásica policristalina será preparada no próprio laboratório. Um monocristal dessa liga, preparado anteriormente, será orientado para expor à solução o plano (100), que será estudado pelos métodos eletroquímicos. Este monocristal será caracterizado por difratometria de raios X, orientado pelo método de Laüe. A morfologia das figuras formadas na superfície das amostras, resultantes do ataque químico, e os eletrodos também serão estudados por MO e MEV e EDS se necessário. A difratometria de raios X e, se possível, microscopia AFM, serão empregadas para caracterizar a superfície dos eletrodos após preparação da superfície (e após experimentos eletroquímicos). Serão realizadas medidas de potencial em circuito aberto em função do tempo, voltametria cíclica e EIS. Como eletrólito para as medidas eletroquímicas serão usadas soluções desoxigenadas de tampão bórico/borato (pH 8,4) com e sem adição de cloreto. Os estudos eletroquímicos serão realizados no intervalo de potenciais que compreende o início da descarga do hidrogênio e o término da formação dos principais óxidos de cobre [Cu(I) e Cu(II)]. Será comparado o comportamento eletroquímico da liga monofásica policristalina com a monocristalina com orientação (100) e estudada a influência do cloreto nos processos de eletrodo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)