O feminino etrusco revisitado: a questão de gênero na arte parietal
A recepção do mito de Héracles na Etrúria por meio de um estudo de hidrias ceretanas
Processo: | 98/05102-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 1998 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2000 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Histórica |
Pesquisador responsável: | Norberto Luiz Guarinello |
Beneficiário: | Marcelo Hilsdorf Marotta |
Instituição Sede: | Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Arte etrusca Urnas funerárias Arquitetura funerária |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Etruscos | Volterra |
Resumo Destina-se o presente projeto de pesquisa a desvendar os possíveis significados das representações da saga de Odysseus (Uthuze, em etrusco) presentes no contexto funerário etrusco, em especial nas urnas cinerárias do período helenístico da cidade de Volterra. O problema de uma personalidade artística etrusca - original ou dependente - tem sido analisado usualmente através de uma abordagem formal/estilística, em detrimento do conteúdo ou dos significados presentes nas representações. Propomos efetuar uma análise, baseada no método iconológico e contextual, das representações de Odysseus/Uthuze, que problematizam de outra forma, desta vez pela temática empregada, os julgamentos originalidade ou de passividade dos Etruscos frente aos contatos com o mundo grego. Investigaremos a hipótese de que toda cultura atua ativamente e não passivamente na construção de sua identidade e que tal mundo se encontra presente no quadro de escolhas e recusas que os povos fazem de temas estrangeiros. (AU) | |
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