Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da aplicabilidade do processo de descontaminação de drogas vegetais empregando óxido de etileno

Processo: 00/06008-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Terezinha de Jesus Andreoli Pinto
Beneficiário:Lucilia Cristina Satomi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Droga vegetal   Descontaminação   Cromatografia a gás   Medicamentos fitoterápicos   Óxido de etileno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contaminacao Microbiana | Cromatografia A Gas | Descontaminacao | Drogas Vegetais | Fitoterapicos | Oxido De Etileno

Resumo

Tendo em vista o elevado risco intrínseco decorrente da procedência das drogas vegetais, a que tende a conferir a estes uma alta contagem microbiana, é necessário a utilização de métodos para eliminação de contaminantes, exigindo descrição do método utilizado e pesquisa de eventuais alterações na matéria prima (Resolução - RDC n17, em anexo: "Regulamento Técnico sobre Registro de Medicamentos Fitoterápicos"). Um método de eliminação de contaminantes muito utilizado é a descontaminação por óxido de etileno um método eficiente, de custo mais baixo, que procede-se em temperatura e umidade relativa baixa. A pesar de grandes vantagens este tipo de tratamento tem alguns pontos a serem discutidos como residual de oxido de etileno e seus derivados durante e após a aeração; eficácia do tratamento em diferentes parâmetros como tempo de exposição, temperatura, concentração do gás; e alterações na estrutura molecular do principio ativo. Assim a problemática apontada justifica a importância de elaborar estudo minucioso de eficácia antimicrobiana do processo, potenciais riscos decorrentes de derivados do agente, assim como alterações nos princípios ativos naturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SATOMI, Lucilia Cristina. Estudo da aplicabilidade do processo de descontaminação de drogas vegetais empregando óxido de etileno. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.