Busca avançada
Ano de início
Entree

Partilha de recursos por Cassidinae (Coleoptera: Chrysomelidae) em Asteraceae na Serra do Japi, Jundiaí, SP

Processo: 97/03311-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:João Vasconcellos Neto
Beneficiário:Flávia Nogueira de Sá
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Partilha de recursos   Chrysomelidae   Asteraceae   Hábito alimentar animal   Distribuição animal   Oviposição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asteraceae | Cassidinae | Chrysomelidae | Partilha De Recursos | Serra Do Japi

Resumo

A partilha de recursos ocorre quando um recurso alimentar limitado é explorado por espécies animais aparentadas ou ecologicamente semelhantes. A família abordada neste estudo, Chrysomelidae, é exclusivamente herbívora, e é conhecida por provocar grandes danos em suas plantas hospedeiras, e por isso influencia o comportamento de herbívoros coexistentes. Desta forma, a eficiência dos Chrysomelidae no estudo da partilha de recurso pode ser demonstrada na prática através de alguns trabalhos já realizados. O presente trabalho tem como objetivos reconhecer e descrever a biologia das espécies dos gêneros Stolas, Mesomphalia e Botanochara que utilizam plantas hospedeiras da família Asteraceae, avaliar a maneira pela qual espécie desses três gêneros partilham as plantas hospedeiras desta família ao longo do tempo e do espaço e reconhecer o papel da competição, caso esta seja detectada, sobre a organização das populações, principalmente em relação à distribuição e abundância das espécies na Serra do Japi, Jundiaí, SP. Para isso, trilhas em diferentes ambientes e altitude da serra serão marcadas a cada 10 metros, numa extensão de 1200 metros, com o objetivo conhecer a abundância relativa das plantas estudadas. Entre 20 e 40 indivíduos de cada espécie de planta localizados nas diversas trilhas serão selecionados para o acompanhamento de um ano de sua utilização pelos cassidíneos. Isto será realizado semanalmente obtendo-se então em cada planta o número de indivíduos nos seus diversos estágios e posição dos mesmos. Além disso, será verificada a distribuição de cada espécie de Cassidinae estudada em relação ao número de plantas hospedeiras utilizadas no campo, detectando a preferência alimentar de cada espécie. Também será feito o acompanhamento de oviposição das espécies de Cassidinae para que seja conhecida a planta preferida por cada espécie para ovipor. Em laboratório será realizada a criação dos ovos das espécies encontradas na área de estudo para a descrição de biologia e reconhecimento dos inimigos naturais das mesmas. Testes de preferência alimentar serão realizados usando diferentes espécies de Asteraceae e adultos coletados no campo. Tais dados poderão ajudar na comparação do padrão de utilização das plantas em laboratório e em campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SÁ, Flávia Nogueira de. Influencia da interação com plantas hospedeiras (Asteraceae) e inimigos naturais na abundancia de tres especies de cassidinae (Coleoptera Chrysomelidae) na Serra do Japi, SP. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.