Busca avançada
Ano de início
Entree

Os usos e significados dos brinquedos e materiais pedagógicos em instituição de educação infantil de Campinas

Processo: 01/13054-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Lucia Goulart de Faria
Beneficiário:Daniela Finco
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Brinquedos   Brincadeiras   Desenvolvimento infantil   Educação infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincadeiras | Brinquedos | Creches E Pre Escola

Resumo

Pesquisas têm demonstrado que as condições materiais e ambientais são componentes fundamentais para o desenvolvimento de uma educação infantil de qualidade. Este projeto tem por finalidade investigar a utilização e a disponibilidade dos brinquedos e materiais pedagógicos, seus usos e suas significações, em uma Instituição de Educação Infantil. Através de um Estudo de Caso em um CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) de Campinas, pretende-se investigar as manifestações culturais presentes na Instituição de Educação Infantil, que justificam a escolha e usos destes brinquedos e materiais pedagógicos. Deste modo, a pesquisa aprofundará os conhecimentos relativos à educação da criança pequena numa perspectiva crítica, contemplando as diferenças sócio-culturais tais como gênero, raça e idade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FINCO, Daniela. Faca sem ponta, galinha sem pé, homem com homem, mulher com mulher: relações de genero nas brincadeiras de meninos e meninas na pre-escola. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.