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A intertextualidade no discurso fílmico de Peter Greenaway

Processo: 95/01620-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1995
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 1997
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Antonio Luiz Cagnin
Beneficiário:Wilton Garcia Sobrinho
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Barroco   Intertextualidade   Multimeios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes | Barroco | Cinema | Intertextualidade | Multimeio | Semotica

Resumo

Muitos são os questionamentos acerca do trabalho estético do cineasta inglês Peter Greenaway, e de como os filmes desse Diretor integram-se na linha de uma sensibilidade artística contemporânea. Sua forma labiríntica de compor a narrativa cinematográfica, o envolvimento do espectador, a profusão de paródias que se diversifica ao longo de cada enredo desenvolvido pelos seus filmes, tudo parece um devaneio em Greenaway. Assim, esta pesquisa tem a proposta de traçar um perfil do discurso cinematográfico de Peter Greenaway, na composição de seu projeto estético e sua linguagem, inserindo-o no que se poderia chamar de cinematografia contemporânea. Através da utilização da teoria dos códigos inter-semióticos o estudo está facetado entre o Barroco e o Multimeio. Entende-se por multimeio a reunião de diversas áreas de um mesmo contexto que estrutura um corpus sob a forma de mosaico. Portanto, aproveitando a mobilidade do discurso deste Diretor, a intertextualidade expressa um viés das mais diversas leituras que possam ser abstraídas a partir do objeto de pesquisa. O filme "The Cooker, the Thief, his wife and her Lover", 1989, é o corpus principal de avaliação de desmembramento imagético para garantir uma certa delimitação. Porém, os demais filmes de Greenaway servem como suporte deste estudo. Neste sentido, a análise desse filme de Greenaway, fundamentada em pressupostos desenvolvidos pelas teorias semióticas atuais e pela poética, inclui a verificação dos momentos da percepção desenvolvida pelo espectador no cinema de Peter Greenaway. (AU)

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