Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturação e avaliação de uma disciplina de bioquímica a distância baseada no modelo de aprendizagem colaborativa

Processo: 00/11271-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Bayardo Baptista Torres
Beneficiário:Daniela Kiyoko Yokaichiya
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado Colaborativo | Bioquimica Da Nutricao | Ensino A Distancia | Ensino De Bioquimica | Metodologia De Ensino

Resumo

Aproveitando-se das tecnologias de informação e de interação oferecidas pela Internet e procurando familiarizar-se com o Ensino a Distância (EAD), O Grupo de Ensino de Bioquímica adaptou uma disciplina para ser oferecida a distância. As adaptações mantiveram a estratégia pedagógica utilizada no modelo presencial, baseada no Aprendizado Colaborativo. No primeiro semestre de 2000, a disciplina Bioquímica da Nutrição foi oferecida a distância em uma versão piloto, para alunos de graduação da Unicamp e da USP. Para tanto foi criada uma homepage com múltiplas seções e demais instrumentais necessários à sua aplicação. A avaliação mostrou resultados muito favoráveis. O amplo interesse manifestado por pessoas de diferentes universidades e profissões justifica a necessidade de reestrutura da disciplina e sua adaptação para um público diversificado. Além disto, há necessidade de avaliações mais específicas que não apenas verifiquem o aprendizado dos conteúdos mas também analisem a forma de construção de conhecimento induzido pela estrutura da disciplina. Este projeto contempla: (1) a reestruturação da disciplina Bioquímica da Nutrição, quanto ao conteúdo e às ferramentas computacionais, (2) o oferecimento da disciplina para um público mais amplo e mais heterogêneo, (3) a organização funcional visando a aprendizagem colaborativa, (4) a aplicação de técnicas de análise de conteúdo de dados qualitativos para verificação do processo de construção de conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YOKAICHIYA, Daniela Kiyoko. Estruturação e avaliação de uma disciplina de bioquimica a distancia baseada no modelo de aprendizagem colaborativa. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.