Busca avançada
Ano de início
Entree

Algoritmo de Branch and Bound para o planejamento ótimo de sistemas de transmissão usando o modelo de transporte

Processo: 97/10495-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 1999
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rubén Augusto Romero Lázaro
Beneficiário:Raquel Araujo Kurokawa
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Otimização de sistemas   Programação linear inteira   Algoritmos   Branch-and-bound   Transmissão de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Algoritmo De Branch And Bound | Otimizacao De Sistemas | Planejamento Da Transmissao | Programacao Linear Inteira

Resumo

O presente projeto de pesquisa considera a formulação e implementação computacional de um algoritmo de Branch and Bound para o planejamento ótimo de sistemas de transmissão usando o modelo de transportes. Quando é usado o modelo de transportes, o problema de planejamento de sistemas de transmissão assume uma forma matemática que corresponde a um problema de programação linear inteiro misto (PLIM). Assim, em princípio, é possível encontrar a solução (configuração) ótima de um problema desse tipo usando um algoritmo de Branch and Bound (B & B). Entretanto existe o problema do esforço computacional. A presente pesquisa visa desenvolver um algoritmo de B & B eficiente e especializado para resolver o problema de planejamento de sistemas de transmissão usando o modelo de transportes. A parte mais importante da pesquisa corresponde a uma implementação eficiente do algoritmo de B & B, especialmente na parte correspondente aos testes de sondagem e aos critérios usados para expandir a árvore de B &; B. Para resolver cada nó da árvore de B & B, deve-se usar um software comercial de programação linear (PL) conhecido como MINOS que é um software eficiente e robusto. A importância de desenvolver o algoritmo proposto é devido a que pesquisas recentes mostraram a grande importância de dispor de excelentes configurações para o modelo de transportes, pois elas representam excelentes configurações iniciais para encontrar configurações excelentes de modelos mais restritos como o modelo DC. E importante mencionar que ainda não existem algoritmos com capacidade de encontrar configurações ótimas para sistemas de grande porte usando o modelo DC. O algoritmo proposto deve ter capacidade de encontrar configurações ótimas de sistemas de grande porte usando o modelo de transportes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)