Busca avançada
Ano de início
Entree

A percepção do agricultor familiar sobre o solo e a agroecologia

Processo: 97/10979-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Extensão Rural
Pesquisador responsável:Maristela Simões do Carmo
Beneficiário:Marlene Borges
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar   Agricultura sustentável   Manejo do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agricultura Familiar | Agroecologia | Percepcao | Pesquisa Participava | Solos

Resumo

Com o intuito de dar um sentido lato ao estudo do solo, pretende-se com este projeto, usando-se os princípios da agroecologia, justapor dois tipos de conhecimentos, o técnico-científico e o empírico. Empregando-se os instrumentais analíticos da ciência agronômica atual e os princípios da agroecologia, pretende-se estabelecer comparações de indicadores de uso e manejo do solo entre dois grupos de agricultores familiares com bases técnicas de produção diferenciadas, os orgânicos e os químicos-convencionais. Além disso, objetiva-se avaliar qualitativamente as percepções que os agricultores têm do solo, identificando os "graus de sensibilidade" ao uso desse fator, enquanto um recurso natural com características biológicas. A pesquisa será realizada no município de São Roque - SP, em área de agricultura familiar, com manejos orgânicos e convencionais. As avaliações serão baseadas em análises quantitativas e qualitativas. A primeira se refere às análises químicas (fertilidade: macro nutrientes), física (porosidade total e densidade) e biológica (contagem de minhocas). Com relação à análise qualitativa, serão considerados os depoimentos dos agricultores sobre a sua percepção do solo, explorando na medida do possível, os aspectos considerados nas análises química, física e biológica. Aquela será avaliada através da aplicação de questionários, cujo direcionamento principal serão observações e conhecimentos adquiridos pelos agricultores através da convivência com o seu ambiente, principalmente o solo. Será também elaborado um glossário de termos empregados pelos agricultores, reflexo da sua percepção sobre o solo, que poderá auxiliar os pesquisadores no desenvolvimento de novas pesquisas. Com a justaposição de enfoques analíticos diferentes e de medidas, também distintas, (indicadores quantitativos e qualitativos), espera-se que a pesquisa científica possa se aprofundar, contribuindo assim, para a criação de um corpo tecnológico e de conhecimentos que correspondam aos critérios estabelecidos para a formação de uma agricultura de base verdadeiramente sustentável. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Marlene. A percepção do agricultor familiar sobre o solo e a agroecologia. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Agricola Campinas, SP.